quinta-feira, 5 de abril de 2012

Renata Dominguez classifica sua personagem, Bate-Seba, como “uma lição de vida”

A história de amor entre Bate-Seba e Davi é uma das mais bonitas e, ao mesmo tempo, recheada de dramaticidade. Casada com Urias, Bate-Seba se apaixona por Davi e se entrega de corpo e alma ao amor do rei de Israel.
Porém, para viver essa história de amor com Bate-Seba, Davi mandou matar Urias e foi castigado por Deus.
Mas não foi apenas Davi quem sofreu os castigos de Deus, Bate-Seba também sentiu na carne a ira do Senhor por ter cometido adultério.
Para Renata Dominguez, que interpreta Bate-Seba na minissérie da Record, a personagem “é uma lição de vida”, pois fez com que a atriz aprendesse muito ao interpretá-la.
— Eu sofri muito nessa personagem, porque ela é muito intensa, muito tensa, com uma história muito sofrida, mas aprendi muito com ela também, porque é uma lição de vida — afirmou.
Em entrevista para o site oficial de Rei Davi, Renata contou como está sendo a experiência de interpretar Bate-Seba e falou das cenas mais marcantes da personagem na minissérie. Confira!
R7 – Como está sendo a experiência de interpretar a Bate-Seba?
Renata –
Bate-Seba está sendo uma experiência enriquecedora, em todos os sentidos. Eu sempre digo que você doa muito de si para o personagem, mas também recebe muito em troca, e Bate-Seba trouxe muita coisa para minha vida: mais maturidade, trouxe essa coisa da sensualidade, que eu nunca explorei em mim, porq1ue eu sempre fui muito moleca, sempre muito agitada, elétrica. A Bate-Seba é mais centrada, mais serena, mais lânguida. Todas as cenas vêm escrito “Bate-Seba, languidamente…”. Eu falei, gente, preciso fazer meditação para interpretar a Bate-Seba, para baixar o ritmo. Houve uma troca muito grande e eu sofri muito nessa personagem, porque ela é muito intensa, muito tensa, com uma história muito sofrida, mas aprendi muito com ela também, porque é uma lição de vida.
R7 – Você falou sobre essa questão da sensualidade. Como foi fazer a cena de nudez? Você já tinha feito algo parecido?
Renata –
Não, foi a primeira vez na minha vida que eu cena de nudez e foi bastante tenso para mim, até porque eu nunca me vi em uma situação assim, nunca aceitei fazer nenhum ensaio nua, inclusive agora estão tentando me convencer e arrumaram esse argumento de que a Bate-Seba é quem vai posar. O que eu sempre digo é que a nudez dentro de um contexto dramatúrgico que a justifique, flui. Eu consigo lidar com ela com naturalidade dentro de um contexto, porque ou mal ou bem eu tenho que esquecer que estou naquela situação e interpretar, fazer a cena. Eu tenho que ser a Bate-Seba tomando banho e não a Renata com vergonha. Mas foi tenso. A primeira cena foi muito difícil, até o momento dela entrar na tina, mas depois que eu tirei o roupão, eu esqueci.
R7 – Para você, qual foi a cena mais intensa da minissérie?
Renata -
Eu tive duas cenas muito difíceis de fazer. Uma foi ao ar ontem (terça-feira, dia 3) que foi a cena que Bate-Seba confessa para Urias que o traiu. É uma cena que mostra que ela tem caráter, que ela é uma mulher digna, porque apesar de ser apaixonada pelo Davi, ela tinha muito carinho pelo Urias, e respeito também, só não era apaixonada por ele. Era como se ela tivesse traído o melhor amigo,então, para ela foi muito duro também. A Bate-Seba foi muito digna dele saber por ela e ao mesmo tempo ela foi ali para morrer, porque ela foi entregar a pedra e honre seu nome. Foi uma cena muito difícil de fazer, demorou o dia inteiro, a gente fez por partes, ia numa crescente de emoções e foi complicado. Outra cena muito difícil de fazer foi a que o bebê morre, acho que foi a pior da minha carreira, a mais intensa. Eu não sou mãe ainda, mas acho que toda mulher tem esse instinto maternal e eu tive que buscar dentro de mim elementos que trouxessem à tona essa mãe. A experiência mais próxima de mim de ser mãe é minha irmã mais nova, que é a paixão da minha vida, então vocês podem ter uma ideia do quanto foi difícil para mim fazer essa cena. A sensação de ter aquela criança morta nos braços é uma imagem que choca. Eu lembro que terminei a cena no chão, soluçando de chorar, chorando compulsivamente, queria morrer. Foi muito complicado.
R7 – E a cena do parto, como foi?
Renata –
Eu já tinha feito uma cena de parto em Prova de Amor e, para fazer a cena eu fui assistir um parto. Fui numa clínica, pedi autorização e assisti. Passei mal (risos). A mãe tendo o bebê e eu passando mal (risos). Mas, eu já tinha feito cena de parto, então marcaram muito mais a cena do Urias e a cena que o bebê morre.
R7 – O que o público pode esperar da Bate-Seba nos próximos capítulos de Rei Davi?
Renata - Bom, Bate-Seba é um ser humano como nós, uma mulher apaixonada, que se deixou levar pelo impulso, por esse amor fulminante, pecou feio. Ela vai pagar um preço muito alto por isso, ambos vão, porque Davi, além do adultério, ainda mandou matar o Urias, então foi muito grave. Os dois vão sofrer muito juntos e depois recebem o perdão de Deus e dão a volta por cima. Eles são abençoados com o nascimento de Salomão, que vai ser outro grande rei da história. Mas vocês vão chorar nos próximos capítulos, depois vão sorrir, mas primeiro vão chorar muito junto comigo, eu acho, porque eu sofri muito, foi pesado para mim fazer, mas estou aliviada de já ter acabado essas cenas e poder curtir junto com o público.
R7 – Como é a reação das pessoas quando te encontram?
Renata -
Eu vou falar uma coisa: nunca vi o Brasil torcer tanto por um adultério na minha vida! Porque onde eu vou, as pessoas gritam: “Bate-Seba, fica com o Davi!”. Estão torcendo muito por esse adultério, acho que as pessoas nem se conscientizam da situação. Apesar de Urias ser um homem extremamente digno, era muito pouco carinhoso, mas isso também era típico da época, não existia romantismo, não existia amor, os casamentos eram arranjos políticos, era uma imposição familiar, a pessoa não tinha escolha. E as pessoas torcem muito, não sei se é porque o brasileiro tem esse calor humano, é muito passional, eles estão torcendo pelo amor, mesmo que isso implique um adultério. Gritam muito na rua para eu ficar com Davi e eu fico muito feliz, porque se estão torcendo é porque o casal deu química.



Fonte: http://entretenimento.r7.com/rei-davi/noticias/renata-dominguez-classifica-sua-interpretacao-de-bate-seba-como-uma-licao-de-vida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário